A Europa é um destino de muitos brasileiros em busca de oportunidades no exterior para trabalhar, muitos buscam saber como trabalhar na Espanha ou até mesmo em outros países.
Afinal, se a ideia é melhorar de vida, tudo começa encontrando um emprego bem remunerado.
Segundo o site do UOL, recentemente houve um aumento de 5% do salário mínimo na Espanha chegando a ser de 1.134 euros.
Vale lembrar, muitos brasileiros têm direito à cidadania espanhola por serem filhos e netos de cidadãos espanhóis.
Um dos benefícios de reconhecer a naturalidade é justamente ter o direito de trabalhar livremente nesse país europeu.
Mas, mesmo quem não tem direito à dupla cidadania pode trabalhar legalmente nesse país, através de uma autorização de trabalho, saiba mais sobre como trabalhar na Espanha a seguir!
Trabalhar na Espanha: Como conseguir?
Há basicamente duas formas como trabalhar na Espanha de forma legal: obter a cidadania espanhola ou conseguir uma autorização.
1. Cidadania Espanhola
Ao obter o reconhecimento da naturalização espanhola, a pessoa passa a ter os mesmos direitos dos cidadãos nascidos no país.
Dessa forma, podendo morar, estudar e arrumar emprego na Espanha sem qualquer restrição.
Muitos brasileiros, inclusive, têm direito à cidadania através de herança, onde é transmitida dos pais e avós.
Logo, quem nasceu no Brasil e é filho ou neto de espanhol, provavelmente tem direito à dupla cidadania (brasileira e espanhola).
A naturalização também pode ser solicitada por brasileiros com residência fixa no país há mais de 2 anos, desde que o solicitante esteja de forma legal no país.
Dessa forma, outra maneira de obter a naturalidade é através de casamento, nesse caso, é preciso, além de estar casado com a pessoa que tem a naturalidade espanhola, viver legalmente no país por um ano, no mínimo.
A cidadania através de herança deve ser solicitada no consulado ou embaixada da Espanha responsável pela região onde o requerente reside.
2. Visto para trabalho na Espanha
Os brasileiros nos quais buscam como arrumar trabalho na Espanha têm a alternativa de obter um visto de residência e trabalho por contrato.
A fim de solicitá-lo, é preciso já ter um contrato com uma empresa na Espanha, a empresa solicita uma autorização de trabalho e residência ao órgão competente na Espanha e envia ao contratado no Brasil.
Com esse e outros documentos, o funcionário pode solicitar na embaixada ou consulado espanhol no Brasil na qual Estremadura atenda sua área de residência.
Logo, o primeiro passo de modo a se obter esse visto é conseguir um contrato de trabalho na Espanha.
A busca pode ser feita em sites de empregos, como Infojobs, Endeed e Laboris, conheça agora outros tipos de visto de trabalho na Espanha:
- Visto de residência e trabalho autônomo: para quem vai empreender na Espanha, exige comprovação de meios financeiros para se manter, como também o projeto do negócio ou atividade a ser exercida
- Visto de residência aos investidores, empresários, profissionais altamente qualificados, pesquisadores e trabalhadores interempresariais (transferidos)
- Visto de residência e trabalho isento de autorização prévia: concedido a funcionários militares ou civis, artistas, autoridades religiosas, professores, acadêmicos e profissionais de mídia.
3. Visto de estudante
Sim, tem como arrumar um emprego na Espanha com a autorização de estudante, porém, antes é necessário obter uma autorização do governo a fim de começar a trabalhar.
Além disso, quando o estudante trabalhar, a carga horária não pode ultrapassar 20 horas semanais.
Portanto, a autorização de estudante é exigida em programas de estudo com duração superior a 90 dias na Espanha.
De modo a solicitá-lo, é necessário comprovar a posse de meios financeiros para se manter no país durante todo o período de estudos.
Também deve-se apresentar a documentação obrigatória, cuja lista está disponível no site da Embaixada da Espanha.
Veja como entrar em contato diretamento com a embaixada espanhola em Brasília!
Melhores cidades espanholas para conseguir emprego
Para brasileiros que desejam arrumar emprego na Espanha, algumas cidades oferecem mais oportunidades de emprego, melhor qualidade de vida e uma comunidade brasileira estabelecida, aqui estão 5 das melhores cidades para considerar.
1. Madri
Como a capital da Espanha, Madri é um importante centro financeiro e de negócios, oferecendo uma ampla gama de oportunidades de emprego em diversas indústrias.
Além disso, a cidade tem uma vida cultural vibrante, excelente transporte público e uma grande comunidade brasileira.
2. Barcelona
Conhecida por sua arquitetura impressionante, praias deslumbrantes e vida noturna animada, Barcelona atrai muitos brasileiros em busca de oportunidades de trabalho.
É um centro econômico importante, especialmente nas áreas de tecnologia, turismo e design.
3. Valência
Localizada na costa leste da Espanha, Valência é uma cidade cosmopolita com uma rica história e uma forte presença industrial.
Com um custo de vida mais acessível do que Madri e Barcelona, Valência oferece uma excelente qualidade de vida e uma comunidade brasileira acolhedora.
4. Sevilha
Sevilha é a capital da região da Andaluzia e é conhecida por seu clima ensolarado, rica herança cultural e estilo de vida descontraído.
A cidade tem uma economia diversificada, com oportunidades de emprego em setores como turismo, agricultura e comércio.
5. Bilbao
Localizada no norte da Espanha, Bilbao é uma cidade em crescimento com uma cena cultural vibrante e uma paisagem urbana impressionante.
A cidade é um importante centro industrial e de serviços, oferecendo oportunidades de emprego em setores como tecnologia, manufatura e turismo.
Viu só, como trabalhar na Espanha não é difícil? Se você quer saber muito mais sobre a aquisição de cidadania espanhola, continue acompanhando nossas publicações do blog!
Solicite agora mesmo sua certidão de nascimento espanhola! Veja o passo a passo neste artigo!