O que é necessário para morar na Espanha? Se esta é sua dúvida, esse artigo é para você!
Segundo o site do G1, cerca de 165 mil brasileiros já tem suas moradias fixas na Espanha.
Fatores como o idioma, no qual é próximo ao português, o clima e o custo de vida tornam esse país europeu uma ótima opção de se morar, estudar e trabalhar.
Veja mais detalhes sobre como morar na Espanha pode ser vantajoso, continue a leitura!
Morar na Espanha é fácil?
Há quem diga que morar na Espanha tem algumas vantagens, principalmente aos brasileiros, quanto o assunto é:
- Idioma, no qual é mais fácil de dominar aos falantes de português
- Clima agradável.
Porém, não é possível afirmar que se adaptar a outra cultura e adotar novos hábitos ao morar em um local seja fácil.
Mas, de modo geral, brasileiros costumam se adaptar facilmente ao morar no país, e muitas vezes buscam cidades pequenas de baixo custo.
O mais importante é se informar sobre todos os trâmites legais e documentos necessários, além conhecer o mercado de trabalho e o custo de vida no local.
Primeiramente, ir até a Espanha como turista e permanecer morando ilegalmente é uma péssima ideia.
Pois, as opções de emprego aos imigrantes ilegais são as piores possíveis, além de ter que viver com o medo de ser deportado a qualquer momento.
A melhor forma é garantindo os mesmos direitos dos cidadãos espanhóis, ou obter uma autorização de longa duração, será preciso solicitar a autorização de no mínimo três meses antes da data prevista da viagem.
O custo de vida na Espanha em 2024 para uma família de quatro pessoas é estimado em €3.339 por mês, enquanto para uma única pessoa é cerca de €1.719 mensais.
Este custo inclui despesas gerais mas não contempla o aluguel, a Espanha se posiciona como o segundo país mais barato em Europa Ocidental.
Madrid, por exemplo, é considerada o 17º país mais barato na Europa Ocidental, o que significa que o custo de vida é relativamente mais alto em comparação com outros países da região, mas ainda assim oferece uma boa qualidade de vida.
Brasileiros filhos e netos de espanhóis têm direito à cidadania espanhola, dessa forma, podendo morar no país sem nenhum problema.
Ao obter a nacionalidade espanhola a pessoa não perde a cidadania brasileira, devido a isso falamos dupla cidadania.
Para solicitar a cidadania espanhola por descendência, é preciso fazer a solicitação no consulado espanhol responsável pela jurisdição onde o interessado reside.
Portanto, é fundamental entrar em contato com o consulado de modo a confirmar a documentação exigida antes de dar entrada no pedido, em geral, a documentação obrigatória inclui:
- Certidão de casamento
- Passaporte do familiar descendente de espanhol
- Além de documentos do solicitante e formulário de solicitação devidamente preenchido.
Além da cidadania por descendência, também é possível obter a nacionalidade espanhola por residência e casamento.
Documentos necessários para viver na Espanha
Antes de solicitar um visto de longa duração e morar no país, é necessário tirar o passaporte, no qual é expedido pela Polícia Federal.
A fim de morar legalmente na Espanha é preciso ter algum dos vistos abaixo.
1. Visto de trabalho
Essa autorização é concedida aos profissionais onde já possuem um contrato de trabalho no país, é preciso estar contratado por uma empresa de modo a conseguir dar entrada no visto.
2. Visto de estudante
Nesse caso, é necessário realizar estudos com duração acima de 90 dias, tempo no qual os brasileiros podem permanecer na Espanha sem visto, como turistas.
A fim de obter essa autorização, o solicitante precisa comprovar que possui recursos a fim de custear sua estadia no país.
3. Visto de empreendedor
Possibilita, os empresários com negócios em atividade na Espanha possam morar legalmente com suas famílias.
4. Autorização de Residência Permanente – Golden Visa
Concedido a pessoas nas quais compram um imóvel na Espanha, no qual deve ser maior que 500 mil euros, também pode ser concedido a:
- Pesquisadores
- Acadêmicos
- Atletas.
5. Visto de residência temporária não lucrativa
Concedido a pessoas que pretendem apenas morar, sem exercer atividade econômica, costuma ser procurado pelas pessoas aposentadas.
Todas as autorizações devem ser solicitadas no consulado espanhol responsável pela região onde o interessado reside.
Entendido as diferentes maneiras de como morar na Espanha, basta seguir os procedimentos exigidos e apresentar documentos.
Para mais detalhes e informações sobre a cidadania espanhola, acompanhe mais atualizações de conteúdos no nosso blog!