Quais são as roupas típicas da Espanha mais utilizadas?

24/06/24 16:56 - Atualizado a 5 meses

As roupas típicas da Espanha são usadas em momentos comemorativos, por outro lado, sempre são revisitadas para inspirar novas tendências da moda espanhola.

Aqui você confere um pouco do universo da roupa típica Espanha, bebidas e drinks espanhóis, além de outras curiosidades culturais desse grande país.

Continue a leitura, para ter mais informações sobre a cultura e roupas típicas da Espanha, acompanhe o artigo a seguir.

DIVULGAÇÃO

Roupas típicas da Espanha: Conheça as principais!

Abaixo, nos próximos tópicos, você descobre 8 das mais conhecidas roupas típicas da Espanha.

1. Gitana

A gitana é uma roupa típica espanhola feminina utilizada para dançar o flamenco, ela remonta os trajes ciganos, e é mais comum na região da Andaluzia.

2. Chulapo ou Chulapa

É um traje típico que os espanhóis de Madrid usam para celebrar a festa de São Isidro, na verdade, o chulapo ou chulapa consiste num conjunto de peças, que se diferenciam para homens e mulheres.

Os itens masculinos consistem em:

  • Colete ou casaco com um cravo pendurado
  • Calças escuras
  • Chapéu preto
  • Bota
  • Lenço branco para envolver o pescoço.

Já o público feminino deve usar:

  • Lenço na cabeça
  • Crava vermelho ou branco
  • Blusa branca
  • Saia ou vestido de bolinhas.

Essa é uma roupa tradicional em países que foram colônias espanholas, como o Peru, por exemplo.

3. Barretina

A barretina entra no grupo da roupa típica espanhola masculina, trata-se de um gorro vermelho e preto, que é inspirado em chapéus militares antigo, muito usada na Catalunha.

4. Faena

A faena é um conjunto de trajes típicos espanhóis que remontam aos séculos 18 e 19, existem peças para homens e mulheres, e se caracteriza por modelos elegantes dessas épocas.

5. Fallera

A festa “Las Fallas” acontece todos os anos em Valência, no dia 19 de março, ela é uma tradição dos carpinteiros durante este dia são elaboradas esculturas de papel machê, que no final são queimadas.

O figurino tradicional dessa celebração é a fallera, nesse traje tradicional as mulheres vestem saias com estampas florais, com blusa combinando, além de um avental e um pano para cobrir os ombros.

A fallera para os homens é composta de calça, jaqueta (ambas pretas) e camisa com franjas.

6. Baturro

O baturro ou baturra é uma das roupas típicas espanhola mais conhecidas, há peças para se utilizar no dia a dia, e outras para ocasiões de mais requinte.

Nos trajes mais leves as mulheres usam saias coloridas de algodão, anáguas e avental.

O estilo masculino é composto por calça (até o tornozelo), camisa branca, colete e o cachirulo (um lenço quadriculado para cobrir a cabeça).

7. Montañés

Os montañés são vestimentas tradicionais na Cantábria, aqui os homens vestem calças, camisa, colete de seda e chapéu.

As mulheres vestem camisas e saias largas, cobrem os ombros um tecido, mas, não pode faltar o lenço.

8. Campero

É uma roupa tipica da Espanha que também se utiliza na execução da dança flamenca, é mais comum em Córdoba, aqui se veste calça ou saia preta, camisa branca com franjas vermelhas.

roupas típicas da espanha

Curiosidades da cultura espanhola

As roupas típicas espanhola são a soma de diferentes culturas, sobretudo da fusão entre os ibéricos e mouros.

Muitas das referências dos trajes tradicionais têm origem de países árabes, e até mesmo das antigas colônias espanholas.

Boa parte das roupas mencionadas na lista acima, são usadas apenas nas comemorações festivas, ou em apresentações para turistas.

Porém, a cultura da Espanha vai além das festividades religiosas ou marcadas pela tradição, o visitante neste país tem outras opções ao longo do ano, tais como:

  • Dia Mundial do Croquete – Desde 2015, no dia 16 de janeiro, os restaurantes de Madrid celebram o croquete. Este salgado é uma das criações da culinária espanhola
  • Carnaval de Cádiz – É um período carnavalesco que envolve música, dança e gastronomia. Oportunidade para provar os mais deliciosos pratos espanhóis
  • Réveillon em Berchules – A cidade de Berchules tem um réveillon atípico, pois se comemora em agosto. A festa tem direito a tudo, igual ao que acontece em dezembro
  • Festival de la Ánimas – Evento que reúne mistério, literatura e fantasias. É realizado em novembro na cidade de Sória.

Essas são as informações sobre as roupas típicas da Espanha, conhecer mais sobre essa cultura é importante para quem pretende tirar sua cidadania, fique por dentro do nosso blog para saber mais sobre esse país!

DIVULGAÇÃO

Conteúdos relacionados à este

Deixe um comentário aqui