A Dupla Cidadania Espanhola pode ser reconhecida de várias formas.
Sendo filho, neto ou então se tiver casado com um cidadão espanhol, você pode ter seu direito reconhecido e obter a sua dupla cidadania.
Saiba Se Você Pode Ser Cidadão Espanhol
A Espanha é adepta do jus sanguini, que é o direito de sangue. Dessa maneira, fica fácil entender quem tem direito ao reconhecimento.
Situações de Reconhecimento
A filhos e netos de espanhóis, a situação é relativamente fácil de se reconhecer. No caso de casado com um espanhol, a situação muda um pouco.
Portanto, acompanhe abaixo as exigências do jus sanguini espanhol para a cidadania espanhola.
Filhos de espanhóis
Você poderá reconhecer sua dupla cidadania espanhola caso um de seus pais seja espanhol.
Esse processo é chamado de nacionalidade originária, em que a mãe ou o pai transmite a dupla cidadania espanhola para os filhos.
Fácil, rápido, simples e impossível de ser negado o seu reconhecimento.
Brasileiros morando na Espanha
Se você não tiver nenhum parente espanhol, ainda assim poderá obter a dupla cidadania espanhola.
Desse modo, basta que resida legalmente na Espanha por 2 anos ou mais.
Dessa maneira você conseguirá a cidadania espanhola facilmente, sendo brasileiro.
Casados com espanhóis
Você também poderá solicitar sua cidadania espanhola se for casado com um cidadão espanhol, tendo que residir por um ano ou mais na Espanha.
Contudo, se o casamento é anterior a 02/05/1975, você já é legalmente um cidadão espanhol.
Crianças nascidas na Espanha
Casos de crianças nascidas em território espanhol e não tenham sido registradas pelo Consulado Brasileiro, poderá ser registrada como cidadã espanhola.
Netos de espanhóis
Se um de seus avós, paternos ou maternos, for espanhol, você poderá reconhecer sua dupla cidadania espanhola. A fim de que isso ocorra, o neto deve ser menor de idade.
Entretanto, se após alcançar a maioridade a pessoa não se manifestar se quer continuar com a cidadania espanhola até os seus 21 anos de idade, poderá perder esse direito.
Por outro lado, se você tiver avós espanhóis e tiver mais de 18 anos de idade, somente após residir na Espanha durante, no mínimo, um ano é que poderá solicitar seu reconhecimento da dupla cidadania espanhola.