Dupla Cidadania Espanhola – quem tem direito

Saiba Se Você Pode Ser Cidadão Espanhol

 

A Dupla Cidadania Espanhola pode ser reconhecida de várias formas. Sendo filho, neto ou se tiver casado com um cidadão espanhol, você pode ter seu direito reconhecido e obter a sua dupla cidadania. A Espanha é adepta do jus sanguini, que é o direito de sangue. Dessa maneira, fica fácil entender quem tem direito ao reconhecimento.

 

Situações de Reconhecimento

Para filhos e netos de espanhois, a situação é relativamente fácil de se reconhecer. No caso de casado com um espanhol, a situação muda um pouco. Acompanhe abaixo as exigências do jus sanguini espanhol para a cidadania espanhola.

dupla-cidadania-espanhola-quem-tem-direito
A Dupla Cidadania Espanhola Poderá Ser Obtida Em Várias Situações

Filhos de espanhóis

Você poderá reconhecer sua dupla cidadania espanhola caso um de seus pais seja espanhol. Esse processo é chamado de nacionalidade originária, em que a mãe ou o pai transmite a dupla cidadania espanhola para os filhos. Fácil, rápido, simples e impossível de ser negado o seu reconhecimento.

Brasileiros morando na Espanha

Se você não tiver nenhum parente espanhol, ainda assim poderá obter a dupla cidadania espanhola. Basta que resida legalmente na Espanha por 2 anos ou mais. Dessa maneira você conseguirá a cidadania espanhola facilmente, sendo brasileiro.

Casados com espanhóis

Você também poderá solicitar sua cidadania espanhola se for casado com um cidadão espanhol, tendo que residir por um ano ou mais na Espanha. Contudo, se o casamento é anterior a 02/05/1975, você já é legalmente um cidadão espanhol.

Crianças nascidas na Espanha

Casos de crianças nascidas em território espanhol e não tenham sido registradas pelo Consulado Brasileiro, poderá ser registrada como cidadã espanhola.

dupla-cidadania-espanhola-mapa
Crianças Brasileiras Nascidas em Território Espanhol e Não Registradas no Consulado Têm Direito à Dupla Cidadania Espanhola

Netos de espanhóis

Se um de seus avós, paternos ou maternos, for espanhol, você poderá reconhecer sua dupla cidadania espanhola. Para que isso ocorra, o neto deve ser menor de idade. Porém, se após alcançar a maioridade a pessoa não se manifestar se quer continuar com a cidadania espanhola até os seus 21 anos de idade, poderá perder esse direito.
Por outro lado, se você tiver avós espanhóis e tiver mais de 18 anos de idade, somente após residir na Espanha durante, no mínimo, um ano é que poderá solicitar seu reconhecimento da dupla cidadania espanhola.

2 comentários em “Dupla Cidadania Espanhola – quem tem direito

  • 25 de abril de 2017 a 20:03
    Permalink

    Bom dia.

    Estava morando/trabalhando na Espanha/Barcelona e meu filho nasceu lá no começo desse ano.
    Optamos por não registra-lo como espanhol na época, pois nos foi dito pelo consulado que esse processo poderia demorar e haviam sido negados casos semelhantes em Barcelona.
    Fizemos então seu registro como Brasileiro para que pudessemos fazer o registro e tirar o passaporte rapidamente.

    Agora estamos vivendo no Brasil e gostaríamos saber quais procedimentos para solicitar a cidadania espanhola dele.
    Poderia nos orientar qual o melhor caminho?

    Obrigado.

    Responder
  • 1 de maio de 2017 a 04:15
    Permalink

    Estou tentando a dupla cidadania, meu ultimo sobre nome é PINZON, como devo proceder?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 6 = dez

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>